Posso treinar um músculo ainda dolorido ?


Treinar um músculo que está doendo do treinamento anterior é algo complexo, alguns acham que é ruim outros que não problema. É uma questão de bom senso, para melhores aproveitamentos e resultados não seria bom treinar, pois poderia comprometer de certa forma seu treino, mais estudos comprovaram que não tem problema nenhum trabalhar um músculo que está doendo do treino anterior, isso é uma resposta que o treinamento anterior foi bem sucedido.

Quando ocorre essa dor entre 24 horas após o treino de certo músculo quer dizer que todas as fibras musculares foram quebradas e que é preciso um tempo para a hipertrofia muscular, essa é uma dor “boa”. Tem certas dores por exemplo quando você se machuca, cai ou bate um membro em algum local e esse local começar a doer, não é bom praticar exercícios musculares naquela área.

Não é aconselhável treinar aquele determinado músculo em quanto ele ainda estiver dolorido, é muito comum presenciar isso com iniciantes, ele trabalha o peitoral na segunda, e quarta já está fazendo de novo, em quanto as fibras musculares destruídas estão se regenerando e causando a hipertrofia, ao fazer de novo na quarta ele vai está rompendo e atrapalhando todo esse processo de reconstrução, ou seja, queimando o músculo.

Mais recentemente estudos feitos com indivíduos que ainda sentiam algum certo de dor na região trabalha dois dias anteriores os níveis de cortisol, um hormônio que interfere na hipertrofia, estavam baixos, e a testosterona em um nível mais elevado que o normal, ou seja, o corpo estava em um estado anabólico, sendo assim tendo mais possibilidades de uma hipertrofia muscular maior.

Bom então podemos concluir que após 48h a 72h a pessoa pode treinar novamente o mesmo músculo mesmo sentido algum tipo de dor, não trará interferências nos resultados finais, sendo assim bom treinamento a todos e fiquem atentos ao seu corpo.