Óxido nítrico ótimo pré-treino

» » » Óxido nítrico ótimo pré-treino
  

O oxido nítrico é muito importante para sinalização molecular, estudos em 1992 descobriram que esse monóxido de nitrogênio é fundamental para várias funções fisiológicas do organismo inclusive no sistema cardiovascular, nervoso e imune, essas decobertas resultaram num uso e procura muito grande nesse gás.

Quais as funções do óxido nítrico?

Esse óxido é sintetizado nas células endoteliais a partir da arginina e do oxigênio por enzimas chamadas óxido nítrico sintases, ele atua na musculatura de forma enzimática, ou seja, promove a vasodilatação e ainda inibe a agregação plaquetária. Uma coisa muito importante no uso do NO é a dosagem, para produzir os resultados satisfatórios a dosagem tem que ser baixa, pois suas propriedades tem concentrações muito altas.

O que pode acontecer caso haja superdosagem?

Uma alta dosagem pode causar associação com patologias como carcinomas, condições inflamatórias, artrite, esclerose múltipla, etc. Recentemente virou uma febre por praticantes de academias devido as promessas dos fabricantes de suplementos, e pelo fato do NO ser vasodilatador, muitos associaram isso a um inchaço muscular mais prolongado deixando os músculos mais volumosos.

dieta

Óxido nítrico é suplemento?

As substancias presentes no oxido nítrico são sintetizadas em um grande número de células, atuando como sinalizador autócrino/parácrino. O acido nítrico por suas características químicas não pode ser considerado um suplemento, portanto não se suplementa óxido nítrico. A maioria desses suplementos que são vendidos hoje em dia que tentam se associar ao NO traz em sua fórmula o seu potencial precursor, o aminoácido arginina.

Suplementação com arginina

O uso da arginina na suplementação demonstrou promover melhoras nas funções endoteliais. Apesar de existirem resultados apontando que a suplementação de arginina melhora o sistema cardiovascular, ainda há duvidas e é questionado sobre tais.

Mais curiosidades

Todas essas propagandas que a mídia e os vendedores de suplementos fazem repletas de informações e formulas exageradas sobre o NO está completamente equivocada, pois ele não é óxido nítrico (monóxido de nitrogênio), e sim dióxido de nitrogênio. Outro ponto errado passado para os consumidores é que o suplemento é hemodilatador, uma palavra que carece de coerência fisiológica, na verdade o sangue não se dilata como a palavra sugere, onde na verdade se dilatam os vasos, portanto, o termo correto é vasodilator.

Suplemento que virou febre, um profissional do ramo explica um pouco mais sobre ele :