Óleo de coco Emagrece?


Ultimamente tenho recebido muitas perguntas sobre como consumir óleo de coco de maneira correta sem prejudicar a dieta, é recomendado por nutricionistas a dose diária de três a quatro colheres de sopa por dia.

Uma boa idéia é misturá-lo com sucos e vitaminas, também pode ser usado em saladas, durante as refeições ou mesmo tomado de colherada, já que tem um sabor agradável. Também pode ser ingerido sob forma de suplemento.

Recentemente os estudantes da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos fizeram um estudo para avaliar os benefícios e a eficácia do óleo de coco, que possui 126 calorias em uma colher de sopa.

Para obter um resultado satisfatório é preciso aliar o óleo com uma alimentação baixa em calorias, pois ele tem como objetivo derreter a gordura abdominal em sete vezes mais rápido.

Mesmo sendo calórico o óleo não engorda, pois é um tipo de gordura que se transforma em energia rápido e não fica acumulada no organismo. No óleo também há uma substância chamada ácido láurico que age como um anti-inflamatório e antioxidante.

Óleo de coco benefícios que o tornam um aliado da dieta são devidos ao seus altos níveis de ácido fenólico, que protege o sistema cardiovascular, possui ação termogênica, acelera a perda de peso, aumenta a sensação de saciedade, tem ação antibacteriana e antiviral, é antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

  • Óleo de coco diminui o acúmulo de gordura no corpo Como passa rapidamente pelo fígado devido à sua curta cadeia de moléculas, não é estocado em forma de gordura no corpo.
  • Óleo de coco queima calorias A rápida digestão da gordura do coco estimula o metabolismo e faz emagrecer.
  • Óleo de coco reduz a gordura abdominal Está provado que ele favorece a eliminação da gordura que fica depositada na barriga.
  • Óleo de coco diminui a fome A possível justificativa para isso é que ele age aumentando o nível dos hormônios responsáveis pela saciedade.
  • Óleo de coco possui ação antioxidante Por ser rico em vitamina E, ele colabora na diminuição da produção de radicais livres.
  • Óleo de coco reduz o colesterol Reduzindo o mau colesterol LDL e aumentando o bom HDL, ele contribui na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

Para quem deseja emagrecer, a nutricionista Adriana Castro aconselha a ingestão de até quatro colheres de sopa por dia?

Essa quantidade diminui o apetite e favorece a perda de peso, já que eleva o gasto energético do organismo. Quem segue dietas com restrição de gorduras deve começar com uma dose de meia colher de sopa ao dia e aumentar o consumo gradualmente?, pondera.

Ela reforça que o óleo de coco não é um medicamento e, sim, um alimento complementar. Sendo assim, é preciso consumi-lo todos os dias para perceber os benefícios.