Musculação para Mulher


A algum tempo atrás, a maioria das mulheres não praticavam exercícios com pesos, por receio de ficarem “musculosas”. Isso acontecia e infelizmente ainda acontece, pela falta de informação. Naquela época, as poucas mulheres que dividiam espaço com os homens nas salas de musculação eram culturistas ( atletas de musculação), que por sua vez possuíam uma genética favorável, treinavam com uma intensidade muito alta, usavam esteróides anabólicos, alimentavam-se com dieta especial, enfim eram atletas e não pessoas “comuns”.

Por isso as mulheres achavam que bastava pegar um halteres e pronto, se transformariam em culturistas, e o maior medo, perderiam a “feminilidade”. Como se fosse fácil aumentar a massa muscular. Para homens com genética favorável, não é fácil, quanto mais para mulheres que tem várias características que dificultam ainda mais a hipertrofia muscular.

Vejamos algumas:

  • O esqueleto da mulher é 25% mais leve do que o do homem.
  • A mulher é mais baixa, por fechar os discos epifisários (responsáveis pelo crescimento) antes que o homem.
  • Pelo fato de engravidar, possui a pelve (quadril) mais larga, por esse motivo existe mais ocorrência de geno valgo (joelho para dentro) e condromalácia patelar (doença degenerativa que causa dor e estalos no joelho).
  • O centro de gravidade é mais baixo do que nos homens, dificultando as corridas e saltos.
  • Possuem 10% a mais de gordura corporal do que os homens, principalmente por causa da gordura do sexo (por exemplo, a gordura acumulada nos seios)
  • Tem o formato de pêra (ginóide), acumulo de gordura abaixo da linha da cintura.
  • Tem menos massa muscular (6%) e menos força (54% a 80%), isso se dá pela menor secreção de testosterona.
  • Possuem menor metabolismo basal, por ter maior quantidade de gordura, menos massa muscular e suarem menos (menos glândulas sudoríparas)

Apesar de algumas dificuldades do sexo, a mulher consegue obter vários benefícios (estéticos e saúde) com a musculação, basta treinar com seriedade e sem medo.

  • Aumento de massa muscular, obtendo músculos firmes e formas arredondadas
  • Emagrecimento, pois aumentando a massa muscular, aumenta o metabolismo basal, gastando assim mais energia. Além de aumentar o gasto calórico diário.
  • Prevenção da osteoporose, estimulando o aumento de cálcio no osso.
  • Aumenta a força e a resistência muscular, facilitando os afazeres diários.
  • Facilita a correção de vícios posturais (harmonia estética).
  • Melhora o desempenho esportivo, independente da modalidade.
  • Aumenta a auto estima.
  • Diminui o stress.

Agora, que foram esclarecidas algumas dúvidas sobre a prática de exercícios com peso e expostas várias vantagens de quem faz musculação, não perca mais tempo. Procure uma academia, contrate um profissional capacitado e experiente. Alcance seus objetivos.

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