Musculação para Hipertensos

Atividade Física


 

hipertenso

Será que levantar peso é ruim para a pressão sanguínea? Sabe-se que exercícios aeróbicos regulares podem melhorar a circulação e reduzir a pressão do sangue. Porém, o que dizer da musculação ?

Durante anos, pessoas com hipertensão foram alertadas a não praticar o esporte, pois os médicos temiam que picos de pressão sanguínea, provocados durante o levantamento de peso vigoroso, pudessem caas perigosos e aumentar a pressão. No entanto, estudos não oferecem muitas evidências em relação a isso. Nos últimos anos, grandes pesquisas descobriram o contrário: a musculação reduz a pressão sanguínea, pois, com músculos mais fortes, exige-se menos do coração para as atividades do dia-a-dia. Músculos mais fortes diminuem esforço do coração para bombear sangue.

Para começar os exercícios, contudo, é bom consultar um médico. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, com frequência de 3 a 5 vezes por semana e em sessões de 30 a 60 minutos de duração.

Diversos estudos comprovam os benefícios da atividade física para o tratamento da hipertensão, não só a caminhada, corrida, natação, como também a musculação.
Deve-se trabalhar utilizando cargas leves a moderadas e controlando a respiração durante o movimento, dessa forma há uma diminuição da pressão arterial em repouso, o que coloca a prática de exercícios contra resistência como uma aliada no tratamento dessa doença.
É necessário medir a pressão arterial antes de começar a sua rotina de exercícios, para averiguar se os valores estão controlados.

Após a musculação procure fazer uma sessão de 10 a 15 minutos de alongamento, pois além da melhora da postura, ajudam a oxigenar a musculatura, trazendo um relaxamento e uma sensação de bem estar.

Pois é, não é porque uma pessoa é hipertensa que não deve praticar exercícios, pelo contrário, aí é que há a necessidade de praticá-los.

SEJA EXEMPLO DE SAÚDE, PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

Gabriela Barbosa

Equipe Musculação e cia


 
 

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