Glucosamina: para que serve, benefícios, como consumir, quem pode tomar

Nutrição Esportiva, Suplemento Alimentar


 

Já ouviu falar em glucosamina? Pois esta é uma substância natural composta de glicose e também de um aminoácido chamado glutamina. Além disso, é a principal responsável em garantir que os tecidos das articulações estejam saudáveis e íntegros, evitando lesões e dores de artrite e artrose. Pode ainda ter o nome de glicosamina devido à presença de glicose.

Glucosamina: para que serve, benefícios, como consumir, quem pode tomar

Benefícios da glucosamina

São mais de 40 milhões de brasileiros que sofrem com problemas de artrite e artrose, seja pela prática constante de exercícios pesados ou simplesmente pelo envelhecimento, onde a cartilagem vai se desgastando e os problemas de articulações podem aparecer.

Se a glucosamina faz parte da formação dos tecidos de articulações, já dá para saber que seu maior benefício está na preservação da cartilagem, tendões e ligamentos. Sendo assim, o uso oral desta substância ajuda em tratamentos de artrites e artroses desde os primeiros sintomas (que acontecem entre a segunda e terceira semana da doença) até seus efeitos após quatro semanas.

Porém, além de ajudar bastante na artrite e artrose, a glucosamina também traz outros diversos benefícios como:

·       Ajuda na inflamação dos discos vertebrais (dores da coluna);

·       Auxilia na inflamação de articulações mais idosas e também nas dores do nervo ciático;

·       Melhora problemas circulatórios e digestivos, dependendo do caso e do diagnóstico;

·       Coopera na falta ou decomposição do líquido sinovial (que está presente nas articulações para permitir movimentos regulares sem que haja desgaste do osso indevidamente);

·       Protege as articulações evitando lesões e danos maiores em tendões, vasos sanguíneos, nervos, tecidos e ligamentos, como tendinite, bursite, etc.

Sua combinação com a condroitina é bastante comum nos suplementos e ajuda a potencializar ainda mais os benefícios desta substância.

Glucosamina: para que serve, benefícios, como consumir, quem pode tomar

Como tomar glucosamina

Em alimentos naturais, não há como consumir esta substância, sendo que a glucosamina é extraída de caranguejos, lagostas, cascas de camarão e outros crustáceos.

Por já existir esta substância naturalmente em nosso organismo, a única maneira de consumi-la é através de suplementos que tenham esta composição e sejam indicados para estes fins. Um exemplo é o Osteo Bi-Flex, que possui glucosamina e condroitina.

A posologia correta deve respeitar as indicações do rótulo e também as orientações de seu médico.

Quem pode tomar glucosamina

Devido aos seus benefícios e características, a glucosamina é indicada para pacientes que tenham artrite e artrose ou começam a desenvolver problemas de dores nas articulações devido à idade ou à prática de exercícios físicos de alto impacto, por exemplo.

Nestes casos, a glucosamina melhora os sintomas de dores, mas não elimina de forma alguma a necessidade de tomar os medicamentos convencionais para estes tratamentos específicos.

Por ser uma substância extraída de mariscos, quem for alérgico a este tipo de alimento deve tomar cuidado na ingestão de glucosamina. Além disso, diminui a eficácia de remédios para diabetes, sendo necessário acompanhar de perto o uso do suplemento, neste caso.

Mesmo que tenha diversos benefícios e seja indicada para problemas específicos, não se deve tomar nenhum tipo de suplemento sem a indicação de um médico, então agende uma consulta aos primeiros sintomas de dores nas articulações e peça orientação a um profissional.

Vale ressaltar que, mesmo que haja suplementos para ajudar em problemas nas articulações, alguns cuidados básicos ajudam a ter articulações mais saudáveis. Entre eles estão uma alimentação adequada com fontes de antioxidantes que ajudam a proteger estas partes do corpo; postura correta ao caminhar e também quando está trabalhando muito tempo sentado; peso regular; prática de exercícios físicos de baixo impacto (caminhada, natação, ciclismo) e alongamentos.

Porém, se mesmo depois de tomar estas precauções ainda precisar de uma ajuda extra, poderá contar com a glucosamina, que cuidará se suas articulações e problemas de artrite e artrose.


 
 

Deixe sua nota para esta postagem:

12345 (14 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading ... Loading ...



© 2013 Musculação e Cia
Política de Privacidade - Termos de uso