Conheça as diferenças entre o HDL e o LDL


Colesterol, esta com certeza é uma palavra bem impactante, até pelo fato da mídia alertar constantemente sobre os perigos do mesmo; os médicos também sempre buscam alertar os pacientes sobre os perigos deste agente.

O Colesterol é uma gordura, tida muita das vezes como vilã. Porém não é bem assim, existem 2 tipos de colesterol, que são eles o HDL e o LDL. O HDL é o Colesterol bom, já o LDL é a gordura pejorativa na qual ouvimos falar constantemente.

A seguir iremos abordar qual a diferença entre eles, também iremos fazer um breve resumo sobre os perigos caso haja consumo excessivo do Colesterol ruim.

E qual a diferença entre ambos?

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LDL: Este tipo de Colesterol, cujo significado da abreviação em português é lipoproteína de baixa densidade, trata-se do Colesterol ruim contido em inúmeros alimentos improdutivos para a nossa saúde.

Esse Colesterol aguça o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, e isso basicamente é péssimo por diversos motivos. Primeiramente, quando há bloqueios ou barreiras nas artérias, automaticamente o coração e o cérebro correm riscos eminentes.

Digo isso pelo fato de que as artérias transportam sangue e oxigênio para o coração e cérebro, se houver bloqueios e barreiras, o transporte efetivo do sangue e oxigênio fica comprometido. Dado isso, pode ser que uma série de complicações graves se desencadeiem, como é o caso das doenças cardiovasculares por exemplo.

O infarto por exemplo, quase sempre está relacionado ao alto índice de Colesterol ruim no sangue, os derrames cerebrais(AVC), também são causados pelo alto índice de LDL.

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HDL: O HDL é o oposto do LDL, este colesterol é benéfico para a nossa saúde, ela ajuda  a eliminar o excesso de colesterol ruim. Ele envia o LDL para o fígado, a partir daí, esta gordura ruim é devidamente processada e consequentemente eliminada, evitando assim o surgimento das complicações passíveis.

Para aumentar consideravelmente os níveis de HDL, é extremamente importante manter uma alimentação balanceada, evitando os lixos alimentares. Outra dica importante é realizarmos atividades físicas corriqueiramente, por pelo menos 30 minutos.

Alimentos ricos em LDL

Para evitarmos as complicações citadas, é importante eliminarmos o alto índice de Colesterol ruim, caso os níveis estejam plausíveis, é o nosso dever evitar possíveis descontroles nos níveis de Colesterol no sangue. Por esta razão, devemos manter uma rotina de exercícios físicos, e além disso, devemos evitar uma série de alimentos.

Alguns alimentos bastante consumidos hoje em dia, são riquíssimos em LDL, logo mais iremos mostrar quais são estes alimentos. Procure evitá-los, e quanto aos bons alimentos, procure consumir as conhecidas frutas, verduras, e os legumes. Veja quais são os alimentos a serem evitados:

  1. Carne vermelha ou qualquer carne gorda;
  2. Frituras em geral;
  3. Queijos;
  4. Manteiga e o leite;
  5. Gema de Ovo;
  6. Comidas de fast foods;

Esses são apenas alguns dos alimentos ricos em Colesterol ruim, caso seja adeptos dos mesmo, procure ao máximo evitar o consumo dos mesmo. No caso do leite por exemplo, opte sempre por opções mais saudáveis, o desnatado é uma ótima opção.

As carnes brancas e magras são as melhores para o consumo, como é o caso da carne de peixe e da carne de frango por exemplo. Caso surja a dúvida se um determinado alimento possui algum teor de Colesterol, procure averiguar no rótulo do mesmo.

Via: ilovesaude