Como comer bem e uma viagem de carro


No feriado ou nas férias, muitos preferem abandonar a rotina e viajar. Conhecer lugares novos, culturas diferentes, ir à casa de parentes que moram longe, tudo isso é muito prazeroso, inclusive o transporte até o destino desejado pode ser muito bom, desde que você saiba o que comer e relaxe bastante Independentemente do meio de transporte ou do tempo total da viagem, sempre surge uma “fominha”.

Viagens longas

As viagens longas requerem cuidados redobrados, já que uma alimentação pesada pode causar efeitos desagradáveis.
Por isso, prefira pratos leves como saladas, grelhados e sucos, que apresentam menos riscos de causar algum mal estar.

Viagens curtas

Se a viagem for curta, até quatro horas, procure fazer uma refeição saudável, leve, antes de viajar e deixe para comer quando chegar no local de destino. Não custa nada se prevenir e levar com você água e algumas opções práticas, como: barra de cereais, biscoito de água e sal ou torradas e frutas. Caso aconteça algum imprevisto e a viagem se prolongue pelo trânsito ou por qualquer outro motivo, você estará preparado.
Para as viagens curtas é indicado manter uma alimentação leve também, podendo ser apenas um lancinho rápido, o qual pode ser constituído por uma bolachinha salgada, uma fruta, um biscoito de polvilho ou um suco de frutas.
Para aqueles que não abrem mão de consumir os alimentos nestes restaurantes de estradas, faça escolhas saudáveis.
Se for fazer um lanche, prefira os assados, sanduíches semelhantes aos citados acima, vitamina de frutas, sucos. Se for uma refeição mais completa, fique atento à higiene do local, se os alimentos são armazenados em balcão térmico, se os funcionários estão limpos, com unhas curtas, cabelo preso, se o banheiro do local é limpo e se possível conheça a cozinha do estabelecimento.
Nas viagens que possibilitam paradas, evite comer lanches e salgados, pois esses alimentos costumam ocasionar desconfortos, além do excesso de sal que eles fornecem, que podem desencadear um aumento da pressão arterial, principalmente se a pessoa já sofre com o problema.
Os refrigerantes também são dispensáveis, pois geram aumento de gases em nosso corpo. Dê preferência a sucos naturais, água de coco e isotônicos. Para uma viagem tranquila, não consuma alimentos que possam fazer mal a saúde.