Nutrição Alimentação Saudável


Uma boa alimentação é peça fundamental para um bom desenvolvimento físico, uma vez que nosso corpo precisa de nutrientes adequados para funcionar, e produzir novos tecidos e reparo  das células já existentes. Uma boa alimentação previni distensões e caimbras.

É interresante que o atleta saiba o que é mais adequado para a sua alimentação associada a sua atividade física , assim ele pode proporcinoar a quantidade certa de energia para seu corpo.

Qual é a melhor alimentação?

Alimentos ricos em Carboidratos, como pães, batata , mandioca, massas em geral e cerais são as principais fontes de energia, seguidos por Proteínas encontrada em carnes, leite e ovos;promovem reparos e construção de tecidos durante processos anabólicos e catabólicos.

Frutas e legumes são ricos em Vitaminas e Sais minerais que facilitam a transferência de energia e a síntese de tecidos, ainda são anti-oxidantes previnindo o envelhecimento das células

A quantide de nutrientes nescessária para o atleta, vai depender da atividade física que é praticada por este, ou seja, se ele gasta mais energia para realizar a prática esportiva é preciso uma alimentação com mais calorias. Lembrando que o consumo de Carboidratos antes e depois das atividades de longa duração mantem o estoque de glicogênio adequado.

É aconselhável, que atleta evite a digestão durante a competição, a fome  e o desconforto gástrico, ainda, aumentar os depósitos de glicogênio e fornecer  fluídos.

12345 (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Faça um comentário!