A terceira idade e a prática de musculação

Musculação para Idosos


 

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A idade vem chegando e as pessoas não podem ficar paradas, as academias nos últimos tempo tem recebido um grande numero de idosos que buscam fazer exercícios físicos para manter a qualidade de vida. A prática da musculação na terceira idade além de estimular todo o corpo previne várias doenças como perda dos movimentos e perda de memória.

Idosos podem encontrar outros benefícios como a melhora da pressão arterial, melhora o funcionamento do coração, reduz o colesterol, melhora bastante a qualidade de vida, reduz as calorias e causa um aumento de massa muscular, algo muito importante nessa idade que vai dificultar o desenvolvimento de doenças.

Bom, ai vem a pergunta como escolher os tipos de exercícios apropriados para essas pessoas? Primeiro procure seu médico e veja quais suas principais necessidades e habilidades, em seguida um profissional de educação física da academia, e juntos elabore atividades que trabalhe os movimentos, procurando evitar o sedentarismo.

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Estudos mostraram que uma das atividades em academia mais eficientes para a terceira idade é a hidroginástica, uma técnica em que as pessoas executam exercícios na piscina com pequenos pesos de halteres. Outra atividade muito boa é atividade com bolas, para estimular os músculos e a coluna.

A alimentação nessa fase é fundamental, é bom sempre manter uma dieta equilibrada com muitas frutas, verduras e legumes, não comer alimentos com sal nem com muito açúcar é fundamental. Muitos idosos não tem o hábito de consumir água, isso tem que ser mudado na rotina e o principal, descansar muito.

Mais existe um problema em relação a tudo isso, como estimular um idoso a sair de casa e ir para a academia praticar musculação, uma pessoa com essa idade gosta de uma rotina definida, outro item importante é que a academia seja perto de casa e que ele possa ir andando e para finalizar ele necessita e se sente bem com um profissional do seu lado sempre acompanhando e dando dicas.

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