A importância da água na hidratação para a musculação

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Um dos pontos mais importantes na prática da musculação, é também um dos mais negligenciados: a hidratação com água!

A falta de água no organismo pode prejudicar, e muito, o corpo no seu funcionamento normal, principalmente quando é levado a prática de exercícios de alta intensidade.

Por que é tão importante a hidratação com água para musculação

O corpo do ser humano tem sua maior parte constituída por água, tanto que passar vários dias sem ingeri-la tem como resultado a morte. Pontos importantes a serem destacados sobre a função da água no organismo, são:

  • Transporte de nutrientes através dos tecidos do corpo
  • Parte integrante de todos os sistemas que compõem o organismo humano
  • Importante na digestão e absorção de nutrientes
  • Elimina toxinas do corpo
  • Regulação da temperatura do organismo
  • Hidratação dos tecidos

Como manter o corpo hidratado

O corpo humano deve estar hidratado durante as 24 horas de cada dia, mas principalmente nos momentos em que se está focado nos exercícios.

Para dividir melhor a quantidade de água a ser ingerida durante um dia de treino, segue:

Antes do exercício: deve-se ingerir no mínimo 500 ml cerca de 3 horas antes de começar a prática, sendo que mais 250 ml deve ser tomados imediatamente antes de começar a se exercitar.

Durante o exercício: deve se esforçar para tomar entre 200 a 300 ml de água no intervalo de 10 a 20 minutos.

Depois do exercício: é preciso se reidratar e compensar todo o líquido que foi perdido durante o treino, assim o mínimo que deve se ingerir de água são 500 ml.

Pela diferença entre o funcionamento dos organismos do corpo humano precisar a quantidade de água ideal a ser ingerida é uma tarefa praticamente impossível.

Em termos de conhecimento geral, acredita-se na ingestão de pelo menos dois litros de água ao dia, porém, para um atleta fora de treino, o ideal é que sejam consumidos 35 ml para cada quilo corporal.